Cachoeira do Macaquinho Chapada dos Veadeiros
Índice de Conteúdo
da Caverna
Leia antes Dicas Gerais da Chapada dos Veadeiros para entender melhor
Minha hospedagem: Casa da Lua Pousada em Alto Paraíso
Minha agencia: Meus guias foram da Ecorotas
Meu Roteiro:
Dia 1: chegada/Cachoeira Cristais
Dia 2: Santa Barbara, Barbarinha e Capivara.
Dia 3: Cataratas dos Couros
Dia 4: Cachoeira do Macaquinho e Vale da Lua
Dia 5: Cachoeira do Segredo/ Retorno
Cachoeira do Macaquinho Chapada dos Veadeiros
O complexo de Cachoeiras do Macaquinho na Chapada dos Veadeiros é um dos mais belos da região. Já disse que é difícil numerar a mais bela, mas posso dizer que essa é imperdível. Vários poços e cachoeiras com águas verde esmeralda enchem seus olhos.
Jump
Como chegar
São 12 k de asfalto sentido Brasília e 32 km de estrada de terra sinalizada, o que transformam essa viagem em 2 horas e meia mais ou menos . Na volta a coisa complica mais, muitos guias não estão querendo fazer essa cachoeira devido a estrada, é um descida muito grande e a volta se torna uma tortura para um carro 1.0 . Muito difícil subir, não é para qualquer um. O carro dança muito, foi muito complicado, tanto que e no outro dia o casal que fez com a gente a cachoeira do Segredo e estava na Macaquinho disse que atolou, não conseguiu subir, ficou lá mais de 40 minutos para sair e esperando ajuda. Se seu carro for 4×4 não terá esse problema e também precisa sr um motorista experiente.
O receptivo é muito bem organizado, se você quiser acampar, aqui é o lugar. Tem banheiros e cozinha.
O valor é R$20,00 por pessoa para visitar
A Cachoeira do Macaquinho na Chapada dos Veadeiros tem 07 importantes quedas.
- Banho dos Macacos
- Poço do Sereno
- Banho Pelado
- Poço do Jump
- Cachoeira da Luz
- Poço da Caverna
- Cachoeira do Encontro
A trilha é de média a difícil, pois é muita subida, e os degraus são pedras ou troncos. Exige muito dos joelhos, tanto que o meu ficou bem dolorido, mas nada que uma hidromassagem a noite na pousada Casa da Lua não desse jeito e um cataflan, é claro. No outro dia tudo zero.
A trilha segundo nosso guia Wilson da Ecorotas, tinha 6,800 k de ida e volta. Como sempre descemos tudo até a ultima cachoeira que era a mais linda, a Cachoeira do Encontro, uma das mais belas da Chapada dos Veadeiros, com sua queda belíssima, um arco íris e águas verdes esmeralda.
Aqui Wilson colocou seu snooker e um pé de pato e foi nadando para debaixo da queda e fez a vistoria para depois nos levar.
Sensação muito louca
Usando um colete salva vidas para apoiarmos no caso de cansarmos fomos para debaixo da queda, muito show a experiência, mas é para quem sabe nadar, pois não dá pé de jeito nenhum, e não tem onde segurar, a não ser um lugar na pedra que tem um leve, mas leve sulco que encaixa suas unhas, mas você nunca adivinharia onde é.
olha lá em cima!
e as unhas cravadas na pedra rrsss…
Então não se arrisque, pois a sensação é de estar em uma caverna, e você pode ter fobia lá dentro, além de que pode ter uma cobra ou algo parecido. Isso é para ir com guia, por isso digo que um guia faz toda a diferença. Veja o vídeo no nosso canal youtube.
do Encontro
Subimos para a próxima cachu, o Poço da Caverna.
vista do alto
Outra queda maravilhosa e uma entrada para a caverna, mas não pode entrar. Dá para nadar até perto da queda, mas tem que saber nadar.
Aqui também tem um jump legal, menor que o verdadeiro Poço do Jump que já esta próximo.
Atenção, pular requer saber onde, as águas são esverdeadas, mas não tem como ver nitidamente o fundo, então o guia vai te dizer onde exatamente você pode pular, pois tem muitas pedras.
Passamos pela Cachoeira da Luz e a próxima parada foi o Poço do Jump. Confesso que até para chegar à beirada e dar uma olhadinha tem que ter cuidado.
Escorrega muito, a pedra é lisa e uma queda de 7,5 mts sem se posicionar pode machucar muito. O jeito certo de pular é em pé e para subir é uma verdadeira escalada mesmo.
escalando na volta
Bom, eu não pulei, mas marido pulou pra saber como é. Ele disse que doí até o peito do pé, rrsss.
Foi até meio difícil de filmar, tem que ficar de lado e é muito perigosos escorregar. Eu filmei com a Gopro e o Wilson com o celular.
Continuamos subindo e passamos no Banho Pelado e paramos no Poço do Sereno que é cheio de peixinhos.
O Junior e Wilson escorregaram na cachoeira. Muito legal aqui também, mas eu queria ir para hidromassagem natural então subimos para a primeira o Banho dos Macacos. Uma delicia, adorei a agua gelada, como em todas, mas depois tem uma enorme pedra pra deitar e secar no sol e fazer o lanchinho do dia .
Tem até uma piscina redondinha aí para voce ficar
Depois daqui seguimos para o Vale da Lua. Não é caminho. Temos que voltar até Alto Paraíso e seguir para Vila de são Jorge. Confesso que ficou muito apertado fazer os dois, mas deu tempo. Acho que no dia das Cataratas dos Couros é melhor. Couros também fica na mesma estrada que Macaquinho , tem que voltar também para fazer Vale da Lua, mas Macaquinho tem 07 cahus que merecerem mesmo parada. Em minha opinião ela desse ser feita sozinha, é praticamente um dia para Cachoeira do Macaquinho.
Do Encontro vista de cima
No mais…
Deixe apenas pegadas
Guarde seu lixo
Traga apenas fotos e lembranças
E respeite a natureza, ela merece seu Respeito.
Curta bastante cada momento que a natureza vai te proporcionar
Lave sua alma, respire ar puro e eleve seu pensamento a Deus!
- Planeje sua viagem com os parceiros do blog!Faça sua reserva através dos nossos links e ajude a manter o blog no ar sem pagar nada a mais por isso:
- Booking.com
Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais - Seguros Promo
Viaje com a segurança e tranquilidade que você merece. - Rentcars
Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço! - Viaje Conectado
Escolha o melhor plano para sua viagem - Passagens Promo
Colecione as melhores histórias ao redor do mundo.