Advertisement
Compartilhe

Cachoeira Cascatinha- Os Cânions de Capitólio em Minas Gerais

Para acompanhar as minhas viagens em tempo real siga:

@Viajandocomsy

Trilha do Sol em Capitólio

Trilha do sol em Capitólio

Como chegar em Capitólio a partir de Formiga

Estávamos no Furnas Park Resort em Formiga, e percorremos a distância de 89,3km até Capitólio , em torno de 1 hora e 20 de viagem, pois tinha muitas curvas e algumas interdições devido à recuperação da rodovia, mas a rodovia estava em excelente estado e bem sinalizada, com 02 pedágios , valor de R$4,70 cada um.

Saindo do hotel Furnas Park, pegue novamente a MG 050 e na rotatória do peixe siga sentido Pimenta e Piumhi, essa região tem inúmeros passeios interessantes.

Os cânions de Capitólio em Minas Gerais- Vista para o Lago

No trevo de Piumhi, você tem opção de entrada para São Roque De Minas, onde esta o parque nacional da Serra da Canastra, um maravilhoso atrativo da região com lindas cachoeiras.

Se a sua opção for Capitólio direto, siga em frente sentido Capitólio.

Quase chegando tinha uma casinha escrito Chalé do Queijo, lá tinha várias espécies de pássaros para você admirar além de deliciosos doces e queijos, vale a parada.

Chalé do Queijo

Para quem vai apenas fazer o passeio de lancha pelos Cânions, não precisa entrar na cidade de Capitólio.

Os Cânions de Capitólio Minas Gerais: Onde se hospedar

Balneário do lago Hotel

Obbá Coema Village Hotel

Ribeira Capitólio Hotel

Trilha do sol em Capitólio
Os cânions

Como chegar

O seu ponto de partida para o passeio de lancha é em frente ao Rio Turvo, o restaurante fica a direita antes da ponte do Rio Turvo.

1-Restaurante do rio Turvo 2-Ponte do rio Turvo(direita em cima) 3-Lago de Furnas 4- Lancha do passeio

Próximo ao restaurante do rio Turvo, alguns km antes de chegar ao restaurante tem a opção de fazer o passeio da Trilha do Sol. A placa de entrada esta a direita (pequeno trecho de estrada de terra) e é bem pertinho da rodovia o receptivo.

A melhor opção para comer é no restaurante do Rio Turvo, tem ótimas porções e bons pratos também, nós comemos uma porção de tilápia em tiras que estava divina, valor de R$56,00, dá para 04 pessoas.

Passeio de lancha nos Cânions do Lago de Furnas

Os cânions de Capitólio em Minas Gerais

O meu passeio foi agendado pelo hotel e quando cheguei ao restaurante apenas falei sobre o agendamento .Telefone do restaurante do Rio Turvo: 35-9981-0760.

Eu tinha olhado antes o passeio com o Gustavo, mas ele não estava na cidade, então optei por deixar o hotel cuidar disso.

O valor foi R$60,00 por pessoa, preço de agencia ou de hotel ou com o próprio capitão da lancha.

Duração de 2 horas a 2:30 o passeio, os horários mais comuns são 10:00da manhã /12:00/ 14:00 ou 15:00 horas dependendo do capitão, com saída em frente o restaurante do Rio Turvo, no deck antes da ponte.

O nosso passeio foi agendado para as 14:00 mas saiu as 14:40, inclusive por esse atraso não pude fazer o passeio da Trilha do Sol(mas voltei e fiz) .

Aconselho o passeio das 10:00 da manhã, pois o sol deve estar entrando nos vales ao 12:00 dia e isso deve deixar água um pouco mais quente…

A água estava gelada, mas fiz umas fotos muito especiais, pois o sol batia em pontos específicos dando reflexos incríveis no paredão e em parte da água.

As paradas duram em torno de 30 minutos ou 20 minutos, se for possível reservar a lancha para você num dia de verão, acho que vale a pena, mas no inverno mesmo com o dia de sol a água é fria.

Como em todos os lugares as represas estavam mais baixas.

Eu não sei dizer se com muita água fica tão bonito quanto como estava, pela marca nos paredões a água deve ter baixado uns 10 a 15 metros e com isso os paredões realmente se tornaram enormes e ficaram lindos, o contra foi que água das cachoeiras diminuíram.

Vale dos Tucanos

Um dos primeiros lugares que sofreu com a baixa da represa, a cachoeira sumiu. A entrada do vale é linda, mas não tinha como chegar à cachoeira sem ser nadando e além disso tinha que entrar num vale estreitinho caminhando e segundo o Ricardo estava escorregadio.

Portanto a única beleza da primeira parada foi os paredões.

A segunda parada foi:

Cachoeira Cascatinha.

Para mim foi perfeita desde a entrada do vale, a lancha para num local para a gente ir caminhando.

Todas as pedras são Mineira, ou seja, a São Tomé.

Os Cânions de Capitólio, Minas Gerais

Fomos até a cachoeira pelas pedras, subimos  e descemos em outras, andamos com a água no joelho e depois água nas coxas ate chegar à cachoeira, mas você pode ir nadando na parte funda. Eu não fui, porque estava fria demais.

Valeu a pena! Linda demais e quando a água esta alta dá para o barco ir até lá, mas acredito que aquelas maravilhosas pedras iriam estar debaixo de muita água.

A terceira parada :

Cânions do Lago de Furnas

Os Cânions de Capitólio, Minas Gerais

Quanta beleza a natureza nos proporciona, a água verdinha, límpida, e gelada…Rrsss…

Tão fria que debaixo da queda parecia que a água tinha saído da geladeira… Rrsss…

Mas era maravilhoso, então coloquei o maridão debaixo da cachoeira para ter uma foto bem legal.

Este lugar num dia de sol e no horário das 12:00 hs deve ser perfeito para nadar, vale a pena ficar um tempo por lá !

A quarta parada foi:

Lagoa Azul em Capitólio

Os Cânions de Capitólio em Minas Gerais

Confesso que discordo da cor, a lagoa pra mim é verde! Rrrsss…

Os Cânions de Capitólio, Minas Gerais

Mas quem sou eu para mudar o nome da lagoa, porém concordo que a beleza dela é inigualável… Linda, linda…

Lagoa Azul- Passeio de Chalana

Quando a lancha estaciona, subimos uma escada que fica presa por 02 cabos de aço. Depois a escada se torna as próprias pedras e tem apenas uma ajuda de um cabo para se segurar, apesar de ser tranquilo,  quem  tiver algum problema de locomoção não consegue.

Quando chegamos lá em cima tinha um casal de noivos fotografando na na lagoa. Ah coitados, o fotografo pedia para o casal entrar na água gelada…

Eu tirei algumas fotos com a autorização da noiva.

Lagoa Azul- Os Cânions de Capitólio, Minas Gerais

Água gelada, mas felizes!

Aqui também pode chegar por cima também, porem para visitar a lagoa tem que pagar R$25,00. Não será  diferente em alta temporada e final de semana se você chegar por água como eu cheguei, pois no bar flutuante também cobra para subir até à lagoa. Como nós fomos num dia de semana não pagamos nada.

Detalhe importante: Se você não subir não tem como ver a lagoa, então tem que pagar.

Lagoa Azul

Depois deste maravilhoso passeio voltamos para o ponto de partida pegamos o carro que ficou estacionado no restaurante Turvo e voltamos para Formiga onde era nosso hotel.

Sei que Formiga é longe de Capitólio, mas este passeio é imperdível, então programe-se para ficar uma noite em Capitólio também e faça a Trilha do Sol e o Paraíso Perdido.

O Paraíso Perdido fica uns 18 km pra frente da ponte do Rio Turvo e é muito bonito, recomenda-se ir pela manhã .

As belezas de Minas Gerais não param por aí, na rodovia próximo a Araxá me encantei com uma plantação de Girassóis…

Os Cânions de Capitólio, Minas Gerais

Os Cânions de Capitólio em Minas Gerais, explore as belezas da nossa linda Minas Gerais.

assinatura-preto

• Planeje sua viagem com os parceiros do blog!Faça sua reserva através dos nossos links e ajude a manter o blog no ar sem pagar nada a mais por isso:

• Booking.com
    Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais
  • Seguros Promo
    Viaje com a segurança e tranquilidade que você merece.
  • Rentcars
    Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
  • Viaje Conectado
    Escolha o melhor plano para sua viagem
  • Passagens Promo
    Colecione as melhores histórias ao redor do mundo.