.

.

.

Cataratas dos Couros Chapada dos Veadeiros | Viajando com Sy

Cataratas dos Couros Chapada dos Veadeiros

Por  |  0 Comentários

Cataratas dos Couros Chapada dos Veadeiros

cataratas-dos-couroschapada-dos-veadeiros

Leia antes Dicas Gerais da Chapada dos Veadeiros para entender melhor

Minha hospedagem: Pousada Casa da Lua em Alto Paraíso

Minha agencia: Meus guias foram da Ecorotas

Telefone: (62) 3446 1820

E-mail: ecorotas@ecorotas.com.br

 

Meu Roteiro:

Mais detalhes nos dicas gerais post completo.

Dia 1: chegada/Cachoeira cristais

Dia 2: Santa Barbara, Barbarinha e Capivara.

Dia 3: Cataratas dos Couros

Dia 4: Cachoeira do Macaquinho e Vale da Lua

Dia 5: Cachoeira do Segredo/ Retorno

cataratas-dos-couros-chapada-dos-veadeiros

Complexo Cataratas dos Couros Chapada dos Veadeiros

Estrada Sentido Brasília

Saímos pela manhã após reunir o nosso grupo. Nosso guia foi Wilson da Ecorotas. Super indico!

Foram 14 k de rodovia e mais 33 km de estrada de terra. Como disse nada menos que 02 horas. Aqui já começa a dificuldade para quem vai sem guia. A estrada de terra tem varias bifurcações, algumas sem nome nenhum e outras com nomes de fazendas. Em momento algum, leia bem, em momento algum  tem placa das Cataratas. Se você errar vai parar nos assentamentos dos sem terra que é nessas fazendas, e com isso vai um tempo precioso para voltar e achar o caminho. Muitas chegam lá depois de 3:30 de viagem. Vai por mim, contrate um guia e vamos conhecer as belas Cataratas dos Couros na Chapada dos Veadeiros.

Essa cachoeira não paga nada para entrar. Tem um senhorzinho que pede uma ajuda para olhar os carros. R$5,00 reais.

Começamos nossa trilha que totalizou em 3.200k de descida e claro + 3.200k de subida.

Não é uma trilha fácil, é de média a difícil. Tem que ter preparo, muitas subidas e tudo em pedras. Escaladas também… Praticamente escalamos uma pedra… Pensei que não ia conseguir, mas diante das palavras do Wilson, não pude fazer feio… Você quer que eu te fale a idade da mulher que subiu aqui??? Preferi não ouvir… rrrsss

O complexo é dividido em 03 cachoeiras

  1. Muralha
  2. Almecegas 1000
  3. Cânions do Bujão

Depois de ouvir a historia das Cataratas dos Couros e conhecer um pouco mais dos rios e seus afluentes na Chapada dos Veadeiros começamos a descer. Bom demais um guia galera, muitas curiosidades são satisfeitas.

cataratas-dos-couros-chapada-dos-veadeiros

Seguimos para primeira queda depois de uma descida bem íngreme, paramos para foto até e continuamos margeando o rio até chegar à Almecegas 1000 que teoricamente é a segunda cachu, mas ali é o ponto final, porque para chegar na última é saltando e nadando mesmo.

Olha nem imaginava algo gigantesco colocado ali por Deus no meio da mata… Que era aquilo minha gente!

Muito bonita essa cachoeira! Fantástica!

cataratas-dos-couros-chapada-dos-veadeiros

Nada a ver com Santa Bárbara que é azul, e não perde nada devido sua grandeza. As águas são escuras, não dá para ver o fundo e tem muitas quedas altas e todo cuidado é pouco. A cada canto uma queda, um poço… Não dá para explicar, veja as fotos e tente entender, mas não deixe de  visitar.

Eu demorei muito para escolher meu roteiro, li bastante para definir minha primeira vez  Chapada dos Veadeiros e para faze-la inesquecível. Eu consegui!

Das cachoeiras que visitei não tem como colocar em ordem, eu posso te dizer que saõ todas imperdíveis.

Devido a ter muitas quedas, e muito altas,ter que andar na beirada, trilhas meio misturadas e lugares com fundo escuro na água, eu não aconselho de jeito nenhum sem guia.

Lá tem um lugar de 8 metros de altura que o pessoal pula, mas não se enxerga o fundo, não se sabe a profundidade, e tem o ponto certinho para pular. Infelizmente já houve mortes por lá. De pessoas que foram sem guia e se afogaram.

Vai encarar? Então não deixe de ver o video…

cataratas-dos-couroschapada-dos-veadeiros

Aqui nessa cachu tem um escorrega, mas é milimetricamente calculado onde tem profundidade para descer. Eu ia pular e o Wilson dizia, mais para direita, mais para esquerda. Na hora de sair ele já avisava, cuidado com o joelho… Gente eu não tinha visto nada, mas ele sabia que a pedra estava lá. Quer mais algum motivo para contratar um guia? Tá bom…Vou dar.

cataratas-dos-couroschapada-dos-veadeiros

Para chegarmos no Bujão, temos que escalar umas pedras ou pular os 8 metros…Eu escalei as pedras e pulei 3 metros e atravessamos na água geladaaaaa até o outro lado. Incrível a queda no meio dos cânions…

Sensacional! Fantástica. É um lugar bem perigoso e escorregadio, e para voltar pula de novo na água gelada.

Não é aqui que pula não gente…Aqui estou na cachu do Bujão.

cataratas-dos-couroschapada-dos-veadeiros

Depois que voltamos e escalamos a pedra para chegar na Almecegas 1000, a que estávamos antes e onde todas as nossas coisas ficaram. Sim, carteira, dinheiro e etc dentro da mochila ficaram lá. Ainda bem que nada foi levado. Segundo Wilson ninguém mexe.

Fomos depois para o escorrega no cantinho… Muito legal… Amei fazer, mas sem guia não sabe se dá para fazer isso. Detalhe importante para chegar até lá, escorrega muito, cuidado ok?

Depois disso só um lanche no sol. Uma das vantagens dessa cachu é que pega muito sol.

Subimos mais um lance na almecegas 1ooo, voltando pela trilha e fomos à hidromassagem.

cataratas-dos-couroschapada-dos-veadeiros

Meu Deus, entrar lá foi foda, escorrega demais e a força da água quase enfia a gente dentro da pedra.

cataratas-dos-couroschapada-dos-veadeiros

Depois de curtir aqui seguimos para a primeira de todos, e dalé escalada. Foi aqui que tive que mostrar que meu curso com Indiana Jones valeu a pena…

chapada

Wilson, me dando um help aí para subir, e marido empurrando em baixo…rrssGente, foi foda viu, visto de cima não parece que estava alta, mas estava. Minha amiga Erica fotografou tudo…

Chegamos à primeira queda e o pessoal entrou novamente debaixo hidromassagem, mas essa foi difícil viu. O cantinho que Wilson passou para chegar lá nem com bola de cristal você acertaria.

cataratas-dos-couroschapada-dos-veadeiros

Bom, acho que dei muitos motivos para você contratar um guia, porém acho que tem que ser um bom guia, um cara animado, que te vai levar onde faça diferença.

Sempre que chegávamos a uma queda as pessoas sem guia estavam lá em lugares normais de boa, mas quando nos íamos aos mais inusitados o pessoal vinha logo perguntar e queria seguir a gente.

cataratas-dos-couros-chapada-dos-veadeiros

 Acho difícil fazer mais alguma cachoeira junto com as Cataratas dos Couros. Talvez se você madrugar tipo estar chegando lá as 7:30 da manha para iniciar a trilha chegará na cidade e pode fazer Loquinhas que fica dentro de Alto Paraíso.

Nesse caminho de Brasília tem a Macaquinho, mas nem de longe tem possibilidade de serem feitas juntas. É muito tempo para cada uma delas. Fazer correndo sem curtir a Couros não recomendo. A trilha de volta é subida.  Muito cansativa mesmo. E mais 02 horas de carro até o asfalto. Conheço quem fez, mas tem que madrugar e vai ficar bem cansado e ter tempo marcado em cada queda. Eu confesso que insisti muito para fazer outra junto, pois queria ver o máximo possível, porém depois de fazer eu vi que não dava  mesmo . Se eu tivesse madrugado daria tempo de fazer Loquinhas, mas como já dissemos em outros posts não somos de madrugar. Saímos para a estrada as 8:30 da manhã e finalizamos nossa chegada na cidade 17:30 por aí e nesse tínhamos jantar agendado.

Sempre que chegávamos já abastecíamos o carro para não perder tempo no outro dia. O lanche deixava para pegar pela manhã, mas achei que atrasou mais ainda a saída. Tinha uma panificadora na rua lateral do centro de turismo que não tinha muita fila e os sanduíches ficavam prontos com salda e pão de sal e eram deliciosos, porém descobri no ultimo dia.

cataratas-dos-couroschapada-dos-veadeiros

Vista da Cachu do Bujão

Dicas das Cataratas dos Couros

*Sentido Brasília

*14 km rodovia

*33km de terra

*Não paga.

*Tem água de coco geladinha quando você chega da trilha R$5,00

*Tem que agendar almoço com o senhorzinho que fica no estacionamento

*O almoço é em uma fazenda próxima 25,00 por pessoa

*Trilha 3,200 k ida

*Trilha de media a difícil cm muita inclinação

*Paga o estacionamento 5,00, mas não é estipulado.

*NÂO PODE acampar, mas tem pessoas que infelizmente não obedecem.

*Não tem placa indicando cataratas dos couros na estrada de terra

*Não é obrigatório guia, mas eu te dei no texto mais de 10 motivos para não ir sem guia.

 

Deixe apenas pegadas

Guarde seu lixo

Traga apenas fotos e lembranças

E respeite a natureza, ela merece seu Respeito.

Curta bastante cada momento que a natureza vai te proporcionar

Lave sua alma, respire ar puro e eleve seu pensamento  a Deus!

 

Qualquer duvida estou aqui!

assinatura-preto

 

 

 

 

 

 

 

Sy

MEU MAIOR PRAZER É SONHAR COM O PRÓXIMO DESTINO! E Você ? Leia, se inspire,e transforme seu sonho em realidade!­ Beijos Sy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

­

­